GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Atualmente, em razão da divisão entre público e privado existente em nosso sistema de mercado, há em vigência dois regimes de previdência previstos na Constituição Federal Brasileira de 1988, com fisionomia e destinatários diferentes. Sobre esta temática analise as proposições abaixo:
I- O primeiro regime, denominado como regime geral da previdência social, está disciplinado pelos artigos 201 e 202 da Constituição Federal Brasileira de 1988, que é aplicável aos trabalhadores, em geral, da iniciativa privada e aos trabalhadores que são submetidos à Consolidação das Leis do Trabalho (nesse caso, inclui-se os empregados públicos etc.).
II- O segundo, que é o regime especial de previdência, por sua vez, é disciplinado pelo artigo 40 e seus parágrafos da Carta Magna. No entanto, esse regime é destinado especificamente aos servidores públicos efetivos, que são regidos pelos respectivos estatutos funcionais.
III- Todas as pessoas federativas, sem exceções, deverão observar regras constitucionais e estarão impedidas de criar outras normas em desacordo com os parâmetros gerais stabelecidos pela Lei 9.717/98. Caso as entidades queiram criar normas a respeito do regime previdenciário de seus servidores, isso somente poderá ser realizado em caráter suplementar à lei federal visando atender, com isso, as suas peculiaridades específicas.
Assinale a alternativa correta.