COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS I


Considere os itens abaixo sobre o MATOPIBA, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:

 

(   ) Em busca de terras férteis e do sonho de mudar de vida, agricultores gaúchos deixaram tudo para trás em direção a uma parte pobre no Norte e no Nordeste. Anos depois, a saga transformou a região e consolidou a nova fronteira agrícola do Brasil: o Matopiba, sigla formada pelas iniciais de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

 

(   ) Herdeiros de pequenos pedaços de terra no Rio Grande do Sul, eles não olharam para trás. Colocaram tudo o que tinham em cima de caminhões, de galinhas a tratores, e rumaram milhares de quilômetros guiados pelo instinto em desbravar um novo Eldorado. Seguiram a saga dos antepassados italianos e alemães, que cruzaram o Atlântico em direção ao Brasil.

 

(   ) A primeira parada foi no oeste da Bahia, onde a logística e as condições eram menos árduas. No fim da década de 1980, um hectare na região era vendido por, no máximo, cinco sacas de soja – pouco mais de R$ 200, hoje. Na época, a mesma área no Rio Grande do Sul valia de 25 a 50 vezes mais.

 

(   ) Tudo era diferente, dos costumes à forma de trabalhar. Mas era preciso seguir em frente. Aos poucos, a dedicação fez brotar lavouras consistentes, e as áreas na Bahia se valorizaram. Os migrantes, então, perceberam que era possível ir além. A mais de 600 metros de altitude, no sul do Piauí, encontraram novas terras para a agricultura no fim da década de 1990. Subiram chapadões e enfrentaram resistência dos nativos, que os chamavam de “forasteiros” e “destruidores do cerrado”. Como resposta, diziam que não estavam ali para tirar nada de ninguém. E foram adiante.

 

(   ) No sul do Maranhão, a chegada dos produtores foi seguida da instalação de grandes empresas agrícolas, fazendo nascer um novo polo do agronegócio no Nordeste. Perto dali, no Tocantins, áreas inexploradas de cerrado deram lugar a imensidões de lavouras de milho e soja.




  • V, V, F, F, V.

  • V, V, V, V, V.

  • V, V, V, F, V.

  • V, V, V, F, F.

  • V, F, V, V, V.