COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS I
Considere os itens abaixo sobre as novas fronteiras agrícolas no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Das disputas territoriais envolvendo indígenas e, principalmente, os posseiros e os grileiros surgem os principais conflitos no campo, com recorrentes assassinatos e conformação das chamadas “terras sem lei”. Nesse entremeio, intensificam-se as atividades de remoção e comercialização ilegal de madeira oriunda de reservas florestais.
(___) A principal necessidade do meio rural atualmente envolve uma ação pública que de fato resolva os problemas do uso da terra no Brasil, controlando os conflitos e fiscalizando as fraudes, haja vista que mais da metade dos documentos de posse de terra no país é ilegal, conforme pesquisa realizada pelo geógrafo Ariovaldo Umbelino de Oliveira.
(___) Após mais uma super safra brasileira da cultura da soja, a pergunta que nos surge é: como fazer para manter estes índices? Ou superá-los? A resposta, invariavelmente, passará por tecnologia, investimento e conhecimento aplicado, garantindo um crescimento vertical da produção, ou seja, maior produtividade. Entretanto, em algumas regiões, ainda é possível o aumento da produção pela expansão horizontal, e aí chamamos de novas fronteiras agrícolas.
(___) A abertura de novas áreas para cultivo de grãos no Brasil sempre foi feita de forma desordenada e descontrolada, sem nenhuma regulamentação ou preocupação quanto a possíveis danos ambientais e sociais, e nem quanto à real aptidão das mesmas.
(___) Apesar de terem sido fundamentais para a economia nacional – e inclusive para manutenção de nossas fronteiras, com desenvolvimento territorial e social (vide Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), essas práticas não são mais aceitas atualmente, e apenas áreas com grande potencial agrícola e baixo passivo ambiental, podem ser consideradas fronteiras agrícolas utilizáveis.