Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Os múltiplos fatores climáticos”.
O fluxo de calor no solo é função da temperatura, em diferentes níveis, e da condutividade térmica. Durante as estações do ano e a sucessão de dias e noites a temperatura da atmosfera e dos solos variam. Sobre as temperaturas superficiais e o fluxo de energia assinale o que for correto:
O calor acontece se houver a participação de apenas um meio, em que a diferença de temperatura aconteça. Os dois mecanismos de fluxo energético que existem na natureza são denominados condução e convecção.
A temperatura superficial da Terra é superior à do Sol, pois, a radiação terrestre é de ondas longas, enquanto as radiações solares são de ondas curtas. Isso acontece graças ao efeito estufa, que retém todo calor do Sol na troposfera.
Existe um mito em torno da importância da vegetação como atributo do clima. Solos sem vegetação ou com construções urbanas, em verdade, apresentam pouca ou nenhuma variação térmica diária, o que reflete no clima.
O calor disponível no ar atmosférico varia no tempo, mas, principalmente, no espaço. Por exemplo, quanto mais elevado um ponto do relevo, mais próximo do Sol e mais elevada a temperatura no lugar.
Parte da energia emitida pelo Sol atinge a superfície terrestre. Esta fração será destinada a, pelo menos, três processos: fluxo de calor sensível para a atmosfera, fluxo de vapor para a atmosfera e fluxo de calor para o solo.