COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS I


Sobre o Zoneamento Agrícola de Risco Climático é correto afirmar:

 




  • O Zoneamento Agrícola de Risco Climático apresenta um estudo elaborado e com o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. A técnica é de difícil entendimento e adoção pelos produtores rurais, agentes financeiros e demais usuários.

  • O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é um instrumento de gestão de riscos na agricultura, porém não pode ser considerado um instrumento de política agrícola.

  • O Zoneamento Agrícola de Risco Climático foi usado pela primeira vez na safra 1996 para a cultura da soja. Recebe revisão anual e é publicado na forma de portarias, no Diário Oficial da União e no site do ministério.

  • No Zoneamento Agrícola de Risco Climático são analisados os parâmetros de clima, solo e de ciclos de cultivares, a partir de uma metodologia validada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e adotada pelo Ministério da Agricultura. Desta forma são qualificados os riscos climáticos envolvidos na condução das lavouras que podem ocasionar perdas na produção.

  • O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é uma ferramenta tecnológica que indica o melhor período para se plantar em cada município do país, conforme a análise histórica do comportamento do clima.