COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS I


Considere as afirmações abaixo sobre as cadeias produtivas e sua estrutura de governança, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.

(___) As mudanças verificadas nas últimas décadas implicaram na alteração do comportamento produtivo e competitivo das organizações obrigando-as a aprimorarem suas vantagens competitivas através da implementação de novas estratégias de gerenciamento e negociação com seus fornecedores e clientes.

(___) O setor agroindustrial do Brasil vem passando por um processo de reorganização, internamente nas empresas e nas formas de organização da cadeia produtiva para se tornar mais ágil, inovadora e moderna, com vistas a ser mais competitiva no mercado global. E assim, em face dessas circunstâncias, surge a necessidade de estudos que busquem entender o processo de desenvolvimento local a partir de cadeias de suprimentos, cadeias produtivas, redes e alianças estratégicas.

(___) Conforme Souza (2002) a competitividade das empresas não depende somente delas, é uma resultante do desenvolvimento de capacidades e potencialidades dinâmicas, condicionadas à presença de fatores ambientais específicos, envolvendo aspectos institucionais, comportamentais, tecnológicos, organizacionais, dentre outros, relacionados, também, a ações individuais, mas considerada sob um contexto sistêmico. Portanto, depende da capacidade de articulação das empresas com os demais integrantes de sua cadeia de atividades. Competitividade também pode ser definida como a capacidade da empresa sobreviver e, de preferência, crescer em mercados correntes ou novos mercados.

(___) É de fundamental importância conhecer um referencial teórico sobre coordenação da cadeia produtiva com a finalidade de auxiliar a produção eficaz de bens manufaturados dentro dos conceitos de economia globalizada, principalmente nos dias atuais de alta competitividade, por meio da cooperação dos agentes da cadeia produtiva.

(___) A coordenação de uma cadeia produtiva, também denominada de estrutura de governança, refere-se à estrutura dominante dentro dessa cadeia, que orienta e interfere em todo o processo produtivo e comercial, de forma mais ou menos frágil ou, intensamente, determinando até o modo de produção e de comercialização dos produtos.




  • V, V, F, F, V.

  • V, F, V, V, V.

  • V, V, V, F, F.

  • V, V, V, F, V.

  • V, V, V, V, V.