FUNDAMENTOS DO AGRONEGÓCIO


Considere as afirmativas abaixo sobre CLUSTERS E ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS. Julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta.

(___) Entre as diversas definições de cluster, a que mais se aproxima do sentido que aqui se quer entender é a seguinte: "é um grupo econômico constituído por empresas instaladas em determinada região, líderes em seus ramos, apoiado por outras que fornecem produto e serviços, ambas sustentadas por organizações que oferecem profissionais qualificados, tecnologias de ponta, recursos financeiros, ambiente propícios para negócios e infraestrutura física. Todas estas organizações interagem ao proporcionarem umas às outras os produtos e serviços de que necessitar estabelecendo, deste modo, relações que permitem produzir mais e melhor, com um custo menor. O processo toma as empresas mais competitivas".

(___) Como apresentados, os estudos do agronegócio efetuados sob a óptica dos "sistemas agroindustriais", da escola de Harvard, ou de filiere (ou cadeia), da escola francesa, visualizam o conjunto de participantes e de operações para a produção, processamento e mercadologia de um produto específico, incluindo possibilidades tecnológicas e as estratégias adotadas pelos agentes envolvidos.

(___) Cluster significa aglomerado e o estudo dos clusters agroindustriais permite mostrar as integrações e inter-relações entre sistemas (ou cadeias) do agronegócio, em um espaço delimitado. Por exemplo, os sistemas agroindustriais da soja e do milho têm vinculações diretas à montante e à jusante de outros sistemas agroindustriais.  Então, quando esses sistemas agroindustriais se encontram integrados entre si, em determinada região, é possível denominá-los de cluster. Assim, ao analisar o agronegócio do milho e da soja, observa-se que a produção agrícola desses produtos está diretamente integrada e inter-relacionada montante com produção de insumos e prestação de serviços e a jusante com agroindústrias e com a produção animal (aves, suínos, bovinos e outros).

(___) As vantagens dos clusters, em relação a sistema isolado, estão exatamente na integração com outros sistemas, de modo que há possibilidade de sinergismos entre as diversas atividades, aproveitamento de produtos, subprodutos e resíduos de um sistema para outro, bem como possibilidade de utilização de estruturas físicas para múltiplos sistemas, permitindo economias de escala, trocas de informações, menor dependência a segmentos externos, diminuição de custos etc., enfim, como maior competitividade das empresas isoladamente e do conjunto.

(___) Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) significam a maneira como todos os agentes de determinadas cadeias produtivas se organizam e se inter-relacionam, inclusive com outras cadeias produtivas, em determinado espaço e território. Com objetivo de tornar o conceito mais abrangente, de modo a incluir todas as variáveis, são considerados também os sistemas correlacionados, de modo que se deve tratar de uma abordagem não mais de APL, mas de Arranjos e Sistemas Produtivos Locais (ASPLs). Esse tipo de abordagem para análise regional tem sido utilizado mais recentemente, já no século XXI, sobretudo nos estudos para projetos de desenvolvimento regional. O resultado final é uma rede de inter-relações, envolvendo todos os segmentos direta ou indiretamente relacionados a determinado produto.

 




  • V, V, V, F, V.

  • V, V, V, F, F.

  • V, F, V, V, V.

  • V, V, F, F, V.

  • V, V, V, V, V.