Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
Os tornados e ciclones tropicais, eventos climáticos extremos, carregam consigo um poder destrutivo imenso. Os furacões ou tufões, por exemplo, são ciclones tropicais, que se formam sobre os oceanos.
Na imagem abaixo, o Furacão Catarina:
Com base em nossos estudos e seus conhecimentos sobre tornados e furacões assinale a alternativa correta:
Os furacões são células de ar de elevada pressão, que provocam, invariavelmente, precipitações, seja de chuva, neve ou granizo. São resultantes de massas de ar polar, cuja ascensão atmosférica é repentina.
Os tornados se formam sobre a terra, pela intersecção de uma frente de ar frio e seco descendente que se choca e interage com uma massa de ar quente ascendente, formando um redemoinho de ar.
Os tornados também podem ser chamados de furacões ou tufões. Se formam apenas sobre os mares temperados e, por isso, quando se deslocam para a terra atingem as zonas mais ricas do globo.
Furacões como o Catarina atingem áreas subtropicais do globo, pois apenas se formam em regiões frias. O redemoinho observado em sua configuração é decorrente do movimento de translação da Terra.
Os tornados ocorrem apenas sobre os oceanos, provocam ventos e chuva extremados e apresentam longa duração, por isso seu poder destrutivo é muito grande, muito superior ao dos furacões.