LIBRAS


No Brasil, a comunidade surda recebeu o reconhecimento da sua língua oficial através da Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, que foi regulamentada pelo Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Esse Decreto garante o direito à educação das pessoas surdas ou com deficiência auditiva e a inclusão dos alunos por meio de organizações em classes de educação bilíngue. Sobre a proposta educacional bilíngue para surdos, analise as afirmativas a seguir:

 

I - A proposta educacional bilíngue apresenta uma visão socioantropológica da surdez, percebendo-a como uma experiência visual e o surdo como um ser que é linguística e culturalmente diferente.

II - A proposta educacional bilíngue fundamenta-se na recuperação e reabilitação dos deficientes auditivos, permitindo o uso da língua de sinais como um recurso e estratégia para o ensino da língua portuguesa oral e escrita.

III - A proposta educacional bilíngue considera que os surdos formam uma comunidade linguística minoritária caracterizada por compartilhar uma língua de sinais, valores culturais e modos de socialização próprios.

IV - A proposta educacional bilíngue caracteriza-se pelo uso simultâneo de sinais e da fala, porém os sinais são utilizados dentro da estrutura gramatical da língua portuguesa, assim permitindo aos surdos serem eficientes em duas línguas.

V - A proposta educacional bilíngue considera a língua de sinais como língua natural e, portanto, a primeira língua da pessoa surda e o aprendizado da língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua.

 

Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar CORRETAS:




  • I, II e IV.

  • todas as alternativas estão corretas.

  • I, II, III e V.

  • I, III e V.

  • III, IV e V.