Temos que discutir os problemas do país de forma racional. Aprendemos a expressar na vida pública, na política, de forma organização, a superação desses problemas. Um deles está relacionado à condição da mulher na sociedade brasileira. O feminicídio é uma prática que tem aumentado. Somos um país machista.
Na política, essa questão expressa-se constantemente. Porém, há uma contradição entre a condição da população eleitora e a realidade da mulher no país.
Assinale a afirmativa que expressa a contradição citada anteriormente.
Existe uma definição de critérios para os cargos representativos federais que excluem as mulheres da possibilidade da representação.
Apesar de terem uma grande representatividade nas câmaras municipais, as mulheres não conseguem ascender aos parlamentos federais com a mesma intensidade. Há um preconceito nacional em relação à mulher expresso no voto.
Mesmo a legislação restringe significativamente a participação da mulher na vida pública, limitando o número de vagas nos partidos.
Mesmo a mulher sendo a maioria dos eleitores, 52,5%, elas acabam tendo uma representatividade mínima. Na Câmara de Deputados, elas são menos de 10%.
Há uma ausência de leis que protejam a mulher e busquem garantir a sua integridade.