ESTATÍSTICA INFERENCIAL


Ao pesquisar a preferência dos consumidores para cinco marcas de cerveja em lata, um estudante de administração, estagiário em uma empresa especializada em marketing, estimou a média dos consumidores da marca S com a confiança de 95%, a partir de uma amostra de 27 entrevistados. O estudante sabia que a a população de consumidores de cerveja segue uma distribuição normal de probabilidades. Como o desvio padrão da população era desconhecido, o estagiário calculou o desvio padrão amostral. Para calcular a margem de erro, o estagiário usou a  a distribuição normal padronizada Z, extraindo da tabela Z = 1,96. A respeito do acerto na  escolha da distribuição de probabilidades  usada pelo estudante, assinale a alternativa correta.




  • O estagiário fez a escolha certa. Dado que o desvio padrão populacional é desconhecido e a amostra é grande, deve ser usada a distribuição normal padronizada Z na construção do intervalo de confiança.

  • O estagiário fez a escolha certa. Dado que o desvio padrão populacional é desconhecido e a amostra é pequena, deve ser usada a distribuição normal padronizada Z na construção do intervalo de confiança.

  • O estagiário errou ao escolher a distribuição de probabilidades Z. Dado que o desvio padrão populacional é desconhecido e a amostra é pequena, deveria ter usado a distribuição t, de Student, na construção do intervalo de confiança.

  • O procedimento do estagiário está correto. Como a amostra provém de uma população normal, é indiferente o uso da distribuição normal padronizada Z ou da distribuição t, de Student. 

  • O estagiário fez a escolha certa. Dado que o desvio padrão populacional é desconhecido, mas a população de onde provém a amostra é normal, deve ser usada a distribuição normal padronizada Z na construção do intervalo de confiança.