ESTATÍSTICA INFERENCIAL


(Adaptada de ANDERSON, David R.; SWEENEY, Dennis J.; WILLIAMS, Thomas A. Estatística aplicada à administração e economia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002, p. 499.)

Em um processo de manufatura a velocidade da linha de montagem (metros por minuto) foi culpada de afetar o número de partes defeituosas em um processo de inspeção. Para testar essa teoria, os gerentes idealizaram uma situação na qual o mesmo lote de partes foi inspecionado visualmente em uma variedade de velocidades da linha de montagem. A tabela seguinte lista os dados coletados.

Os resultados de saída da planilha eletrônica Excel apresentam os seguintes resultados.

 

Com base nos dados do relatório de saída do Excel, julgue as seguintes afirmações:

1. A velocidade da linha é a variável explicativa e o número de partes defeituosas encontradas é a variável explicada no modelo.

2. A equação de regressão estimada é 

3. Como t calculado = -3,3665 é menor que t crítico = - 1,533, conclui-se que a velocidade da linha influi no número de partes defeituosas encontradas no processo de inspeção.

4. De acordo com a equação estimada, quanto menor a velocidade da linha maior o número de partes defeituosas encontradas no processo de inspeção.

Estão corretas as afirmações:

  




  • 2 e 3, apenas.

  • 1, 2, 3 e 4. 

  • 2, 3 e 4, apenas.

  • 1 e 2, apenas.

  • 1, 2 e 4, apenas.