CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE


Leia com atenção:

"O comportamento no trânsito pode ser considerado uma manifestação do sistema cultural de um povo. Se existe algo que diferencia os seres humanos das outras espécies é a herança cultural, no sentido de costumes do dia-a-dia, compartilhados e transmitidos de uma geração para outra." (HOFFMANN, Maria Helena e CRUZ, Roberto Moraes (orgs). Comportamento Humano no Trânsito. São Paulo: Casa do psicólogo, 2011.)

Após refletir sobre a informação anterior, responda: O que pode ser afirmado sobre o nosso comportamento no trânsito? Assinale a alternativa correta:




  • O comportamento no trânsito é controlado, sobretudo, pelo medo que os cidadãos, invariavelmente, têm da morte e as comoções despertadas pelo mais puro instinto de conservação.

  • O comportamento no trânsito é determinado pela boa condição das estradas e da sinalização, além de se poder contar com os sofisticados programas de navegação dos veículos, automáticos e monitorizados.

  • O comportamento no trânsito é também controlado por regras legais previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nas portarias e nas resoluções baixadas pelo Conselho Nacional de trânsito (CONTRAN).

  • O comportamento no trânsito é determinado pela boa educação recebida nas escolas, onde o Estado têm estabelecido metas de qualidade que garantem que o aluno saia do Ensino Médio completamente preparado para o trânsito.

  • O comportamento no trânsito é contido pelas noções de moralidade assimiladas em ambiente religioso, sob a orientação dos sacerdotes e dos livros santos da tradição do cristianismo.