CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE


Leia o trecho seguinte:

"Se o carro é dirigido e usado como se fosse a casa do motorista, ele tenderá a revestir as suas ações em público com valores particulares, considerados pessoais, próprios do seu ambiente restrito." (HOFFMANN, Maria Helena e CRUZ, Roberto Moraes (orgs). Comportamento Humano no Trânsito. São Paulo: Casa do psicólogo, 2011.)

É possível perceber que muitos conflitos no trânsito se devem à maneira como a realidade é significada pelos motoristas. Considerando isso, assinale a alternativa que pode ser apontada como um benefício na mudança de percepção (ou perspectiva) sobre o trânsito e o veículo.




  • Um olhar mais objetivo permitiria que o carro fosse melhor avaliado na hora de comprar e revender, evitando discussões de negócio.

  • Quem olha objetivamente para o veículo consegue detectar melhor os defeitos estéticos, chamariz para a crítica alheia e o consequente atrito.

  • Olhando de forma objetiva para o acidente percebemos mais claramente que estamos certos, o que facilita o depoimento para a autoridade policial.

  • Olhados objetivamente, os acidentes seriam resolvidos com tranquilidade, permitindo aos usuários retomarem as suas atividades num espaço menor de tempo.

  • O olhar objetivo sobre o acontecimento traz uma noção melhor de sua ocorrência, o que potencializa nosso ponto de vista sobre a questão.