JOGOS DE EMPRESA
Vimos que em se tratando de jogos econômicos, temos: a) Jogos Cooperativos; e b) Jogos Não Cooperativos. De acordo com Pindyck e Rubinfeld (2010, p.426), um jogo cooperativo ocorre quando os participantes podem negociar contratos vinculativos entre si, o que lhes permite planejar estratégias em conjunto. Já um jogo não cooperativo ocorre quando não são possíveis a negociação e o cumprimento de contratos entre os participantes.
Assim sendo, a partir do enunciado anterior e das ideias que ele transmite, considere F (falsa) ou V (verdadeira) cada uma das proposições a seguir. Assinale a alternativa correta:
I. ( ) A principal diferença entre os jogos cooperativos e não cooperativos está na possibilidade ou não de se estabelecer contratos.
II. ( ) Quando independentemente do preço de venda, a soma do excedente do consumidor e do lucro do vendedor é o mesmo, incorre-se em jogo de soma não constante.
III. ( ) A situação na qual duas empresas concorrentes levam em consideração os prováveis comportamentos uma da outra na tomada de decisão, é um exemplo de jogo não cooperativo.
IV. Negociar um empreendimento em conjunto (joint venture) é um jogo de soma constante.