CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE


Leia atentamente:

"Ora, a casa para as pessoas, conforme se evidenciou neste texto, significa proteção. Tais elementos são reforçados durante a vida por diversos fatores: como os pais que alimentam e dão carinho, que zelam pelo bem-estar e aconchego dos habitantes da casa. Neste sentido, qualquer agressão a casa trona-se uma agressão ao próprio homem, que a defende, como se defendesse sua própria vida. A ideia de casa se funde com a de segurança e essa com a de vida, ou sobrevivência, em última análise. [...] Se o homem considera o carro como extensão de sua casa vai ter em relação a este os mesmos sentimentos." (HOFFMANN, Maria Helena e CRUZ, Roberto Moraes (orgs). Comportamento Humano no Trânsito. São Paulo: Casa do psicólogo, 2011.)

Em que circunstâncias essa relação se torna socialmente nociva? Assinale a alternativa correta:




  • Quando ele descuida de seu carro, conforme ocorre em sua casa, sujando o seu interior com embalagens e migalhas de comida.

  • Quando o cidadão não percebe que num espaço que é público está tendo sentimentos relacionados com o seu espaço privado, pode entrar em situação de conflitos.

  • Quando o cidadão altera as características estéticas de fábrica (cor, por exemplo), personalizando o carro, tal qual faz com sua casa e poluindo visualmente as ruas.

  • Quando o cidadão deixa de usar seu veículo, temendo pela sua integridade, e o mantem fixo em sua garagem, como se esse fosse um artefato doméstico.

  • Quando o cidadão só permite que o carro seja ocupado por sua parentela próxima, qual ocorre em sua casa, contrariando a etiqueta social que vê a carona como estratégia relacional.