FORMAÇÃO GERAL VII


 “Um impulso especial para a questão ambiental global foi dado com a publicação, no início de 1972, do relatório “Limites do Crescimento”, elaborado por equipe do Massachusetts Institute of Technology (MIT), um dos mais importantes e conceituados centros de pesquisa dos Estados Unidos e do planeta. As conclusões do relatório, coordenado por Dennis L. Meadows e outros autores, alertando para os limites da exploração dos recursos naturais, tiveram grande repercussão na primeira Conferência Mundial sobre Meio Ambiente Humano, realizada naquele ano em Estocolmo, Suécia. A Conferência de Estocolmo é, de fato, um marco em termos do ambientalismo contemporâneo, por consolidar vários conceitos ainda caros, como os princípios da precaução e das responsabilidades comuns e diferenciadas. Limites do Crescimento nasceu do pedido de um membro do Clube de Roma, Edouard Pestel, reitor da Universidade de Hannover e membro da direção da Fundação Volkswagen, para que esta instituição liberasse US$ 200 mil que seriam usados no financiamento de um estudo mais amplo do que Dilemas da Humanidade. Publicado em julho de 1970, pelo Clube de Roma, Dilemas foi um dos primeiros textos em que o “primeiro time” do grande empresariado mundial demonstrou alguma preocupação com as barreiras ambientais ao crescimento econômico”.

(Fonte: MARTINS, J. P. Limites do Crescimento: o relatório que impulsionou o debate ambiental. ASN - Agência Social de Notícias. Disponível em: <http://agenciasn.com.br/arquivos/3391>. Acesso em: 12 jul. 2017.)

Considerando esse importante relatório, analise as afirmações a seguir:

I. Apresenta a escassez catastrófica dos recursos naturais e a níveis perigosos de contaminação em um prazo de 100 anos.

II. Mostra a reflexão sobre o futuro do planeta, especialmente em relação à questão ambiental.

III. Demonstra a preocupação do Empresariado com a questão social.

IV. Demonstra a inexistência da preocupação com miséria, com os graves problemas de moradia, saneamento básico, dentre outros.

Considerando essas afirmações, é correto o que se afirma em:




  • I, somente.

  • I e II, somente.

  • III e IV, somente.

  • I, II e III, somente.

  • II e IV, somente.