FORMAÇÃO GERAL VII


A família ocidental, aquela que se constitui como um padrão ideal, tradicional, é caracterizada como patriarcal, monogâmica e consanguínea. Ela é fruto de uma série de junções e fusões de elementos que construíram a ordem e o sentido do papel da família na vida social na Europa ocidental cristã.

Assinale a alternativa que resume os elementos formadores da família ocidental.




  • A família ocidental é o resultado do encontro entre a institucionalização da família romana e os costumes germânicos. Vale lembrar da forte influência cultural judaico-cristã.

  • Há uma influência direta da constituição judaica na família ocidental. Existe a possibilidade de se agregarem herdeiros para a manutenção da propriedade e o desprendimento dos elementos consanguíneos formadores da família tradicional.

  • A família que se constituiu na Europa é fundada na herança etrusca da poligamia. A herança se dava pela eficiência dos jovens, independentes dos laços familiares consanguíneos.

  • A constituição da família ocidental é algo recente. Formada com o advento do capitalismo e da economia de mercado, ela responde às necessidades de propriedade e acumulação de riqueza.

  • Formada no sentido agrário e de sobrevivência popular, a família ocidental foi constituída pela vida agrária camponesa e herdada pelo proletariado urbano das cidades industriais europeias.