FORMAÇÃO GERAL I
Um novo relatório divulgado pelas Nações Unidas afirma que, se nada for feito, as reservas hídricas do mundo podem encolher 40% até 2030 e, por isso, é preciso melhorar a gestão deste recurso para garantir o abastecimento da população mundial.
O documento, elaborado pela agência da ONU para Educação, Ciência e Cultura, a UNESCO, aponta ainda que 748 milhões de pessoas no planeta não têm acesso a fontes de água potável.
Outra conclusão é que o Brasil está entre os países que mais registraram estresse ambiental após alterar o curso natural de rios. As mudanças nos fluxos naturais, segundo a análise feita entre o período de 1981 e 2010, mas que foi concluída em 2014 foram feitas para a construção de represas ou usinas hidrelétricas.
Fonte: CARVALHO, E. 40% das reservas hídricas do mundo podem encolher até 2030, diz ONU. Disponível em:< http://g1.globo.com/economia/crise-da-agua/noticia/2015/03/40-das-reservas-hidricas-do-mundo-podem-encolher-ate-2030-diz-onu.html> Acesso em: 13/03/2016.
Sobre a crise hídrica no Brasil, leia as afirmativas a seguir e assinale alternativa correta.
I. A escassez de recursos hídricos é um problema exclusivo da cidade de São Paulo.
II. Ausência de infra-estrutura, investimentos e saneamento básico estão afetando a qualidade da água dos rios brasileiros.
III. A proteção das florestas nativas nas regiões de mananciais, nas margens dos rios e reservatórios é essencial para a produção de água.
IV. O racionamento de água acontece apenas na cidade de Belo Horizonte.