A Administração Participativa consiste no envolvimento mental e emocional das pessoas em situações de grupo que as encorajam a contribuir para os objetivos - e assumirem as responsabilidades de alcançá-los - através de um processo de integração entre gerentes e subordinados. Para a Administração Participativa ter um bom funcionamento são necessários quatro pré-requisitos, que são: processo decisório, sistemas de comunicações, relacionamento interpessoal, sistemas de recompensas e punições.
Sobre o relacionamento interpessoal, assinale a alternativa CORRETA:
A ênfase é no trabalho em equipe. A formação dos grupos é importante para o relacionamento entre as pessoas, pois estimula a participação e envolvimento de modo que as pessoas se sintam responsáveis pelo que decidem e fazem. Está baseada em esquemas formais, estruturados e montados pelas organizações.
Mantém o mesmo tipo de relacionamento da administração comum, portanto, só há mudanças se houver problemas.
Há forte ênfase nas recompensas simbólicas e sociais. As punições são determinadas pelo líder e a comunicação é estabelecida somente de forma vertical.
A ênfase é no trabalho em equipe. A formação dos grupos é importante para o relacionamento entre as pessoas, pois estimula a participação e envolvimento de modo que as pessoas se sintam responsáveis pelo que decidem e fazem. Está baseada na confiança mútua e não em esquemas formais.
A formação dos grupos é pouco importante para o relacionamento entre as pessoas, pois quase não estimula a participação e envolvimento de modo que as pessoas se sintam responsáveis pelo que decidem e fazem.