MACROECONOMIA E POLÍTICAS DE INTERVENÇÃO
“Veja a repercussão da decisão do Copom de manter a Selic em 14,25%. Taxa básica de juros continua no maior patamar em quase dez anos. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reuniu nesta quarta-feira (2) e decidiu manter os juros básicos da economia estáveis em 14,25% ao ano – o maior patamar em quase dez anos. Foi a quinta manutenção seguida dos juros pelo BC, que parou de subir a taxa Selic em setembro do ano passado. Em termos reais (descontada a inflação prevista para os próximos 12 meses), os juros brasileiros continuam entre os mais altos do planeta. A decisão do BC de manter novamente os juros inalterados confirmou expectativa da maior parte dos analistas do mercado financeiro. ”
”(Fonte: Adaptado de: Globo.com G1, 02/03/2015. Disponível em < http://g1.globo.com/economia/mercados/noticia/2016/03/veja-repercussao-da-decisao-do-copom-de-manter-selic-em-1425.html>. Acesso: 03 mar. 2016).
É correto afirmar que o comportamento da taxa Selic mostra a decisão do Banco Central do Brasil em usá-la como um instrumento: