FORMAÇÃO GERAL VII


A família é uma instituição presente na origem das civilizações humanas. Ela já se encontrava em sociedades em que não existia o Estado. Contudo, nas sociedades agrárias, a família se institucionalizou e se organizou como fundamento da propriedade e da organização política por meio da formação do Estado. Acerca das formas de organização da família ao longo da história das civilizações humanas, assinale a alternativa CORRETA.




  • Mesmo nas famílias matriarcais, é a figura masculina que determina a hereditariedade. O poder estabelecido pela mulher sobre os membros da família é uma condição exclusivamente doméstica.

  • Não há um modelo definido de família natural. Ela, a família, sempre foi um reflexo das condições de organização das sociedades diante da necessidade de solidariedade, tanto em relação à necessidade de reprodução da ordem social como da manutenção das condições econômicas

  • A família se constitui como instituição secundária da ordem social. Sua origem está relacionada à formação de comunidades agrárias e a uma necessidade do poder estabelecido (Estado).

  • A família sempre obedeceu a padrões definidos. A organização patriarcal, monogâmica e consanguínea é a condição natural da organização do parentesco e embrião da formação do Estado.

  • A supremacia do homem sobre a mulher está ligada diretamente à natureza humana e à estrutura física da mulher, visto que ela é o elemento reprodutor determinante.