7 – Além do conforto acústico, temos o conforto ergonômico, térmico e luminoso, que devem ser adequados para um melhor desempenho dos trabalhadores da fábrica. Sobre eles, é incorreto afirmar que:
A iluminação no interior das instalações pode ser feita através da captação de luz natural, mas também pode ser utilizada iluminação artificial.
O conforto ergonômico ocorre pela adaptação do trabalho ao e vice-versa, e projeta o posto de trabalho ajustando de acordo com as capacidades e limitações humanas para gerar conforto e maior produtividade.
O conforto térmico está relacionado com as variações de temperatura aos quais os operadores são expostos, a umidade e ventilação natural do ar no interior das instalações.
O conforto luminoso ocorre de acordo com a quantidade luz necessária para o trabalhador executar uma tarefa e está relacionado a capacidade fisiológica pessoal do indivíduo.
No conforto térmico, o projetista pode utilizar sistemas naturais ou artificiais de ventilação, resfriamento, aquecimento ou renovação do ar. O uso de fontes de energia artificiais minimiza os custos de manutenção.