FORMAÇÃO GERAL XXV


Na videoaula proposta na primeira semana, a professora aborda 7 bons motivos para você se dedicar ao Enade. Dentre eles:

  • Propicia-lhe um prestígio acadêmico, podendo ser decisivo na disputa por uma vaga no mercado de trabalho
  • Permiti-lhe refletir sobre o seu desempenho comparando com o desempenho de seu curso, e o de sua área no estado, na região e no país.
  • Poderá ser um diferencial significante para seu ingresso em um curso de pós graduação.

Com base nestas informações analise as proposições a seguir:

 

PROPOSIÇÃO I

 

É por meio dos resultados do Enade que são construídos os indicadores de qualidade da educação superior, utilizados pelo Ministério da Educação, para a regulação e pelas instituições para promover ações de planejamento e melhoria dos projetos pedagógicos dos cursos.

 

PROPOSIÇÃO II

 

Para o estudante, o exame é a oportunidade de demonstrar que adquiriu as qualidades profissionais necessárias ao bom exercício de sua profissão, isso porque avalia habilidades e competências, e não a mera capacidade de decorar matéria. A prova é interdisciplinar e contextualizada. Esse permite, ao estudante, revelar que possui, além de informação, também capacidade de raciocínio, compreensão, síntese e argumentação.

 

Assinale a alternativa correta.




  • A proposição I está incorreta pois não justifica a importância do Enade para a Educação Superior. Já a proposição II está correta uma vez que por meio da avaliação o aluno poderá revelar habilidades e competências.

  • As proposições I e II estão corretas pois retratam os objetivos e benefícios do Exame Nacional de Desempenho da Educação Superior tanto para a Educação Superior quanto para os próprios alunos.

  • As proposições I e II estão corretas pois retratam que os objetivos e benefícios do Exame Nacional de Desempenho da Educação Superior são válidos apenas para os estudantes

  • A proposição I está correta pois justifica a importância do Enade para a Educação Superior. Já a proposição II está incorreta uma vez que por meio da avaliação o aluno não poderá revelar habilidades e competências.

  • As proposições I e II estão incorretas pois não retratam os objetivos e benefícios do Exame Nacional de Desempenho da Educação Superior.