TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO


Na educação de forma geral, a informática tem sido utilizada tanto para ensinar sobre computação, o chamado computer literacy, como para ensinar praticamente qualquer assunto por intermédio do computador. Assim, diversas escolas têm introduzido, em seu currículo escolar, o ensino da informática com o pretexto da modernidade.

Muitas escolas têm investido em salas de informática, as quais geralmente os alunos frequentam uma vez por semana, acompanhados por um monitor ou, na melhor hipótese, por um estagiário de um curso superior ligado à área, proficiente no ensino técnico de computação.

Desse modo, em vez de aprender a utilizar este novo aparato tecnológico em prol de aprendizagem significativa e do acesso universal ao conhecimento, os alunos são “adestrados” no uso da tecnologia computacional em aulas descontextualizadas sem nenhum vínculo com os demais componentes curriculares e sem nenhuma concepção pedagógica.

Assinale a alternativa que está de acordo com a ideia apresentada.




  • O computador, na escola, deveria ser explorado por um professor especialista em informática, que saberia explorar sua potencialidade e capacidade, tornando possível simular, praticar ou vivenciar novas situações em sala de aula.

  • A informática educativa deveria se caracterizar pelo uso do computador como suporte ao professor, como um instrumento a mais em sua sala de aula e não como fim em si mesmo.

  • A informática educativa deveria privilegiar a utilização do computador como a única ferramenta pedagógica que auxilia no processo de construção do conhecimento.

  • A verdadeira função do computador, na escola, deve ser a de ensinar, melhorando as condições de aprendizagem do aluno.

  • O computador, na escola, deveria ser o instrumento que ensina o aprendiz, a ferramenta com a qual o aluno desenvolveria algo por intermédio da informática educativa.