FORMAÇÃO GERAL XXIV


Texto 1

Mais de 50 galões com defensivos agrícolas descartados irregularmente foram flagrados em Uberaba no fim de semana em menos de 24h. [...] No local, havia cerca de 470 litros de agrotóxicos divididos em 25 galões, alguns abertos e outros fechados. Segundo os bombeiros, houve um pequeno vazamento em um dos galões para vegetação e parte do solo. Sob orientação do NEA, o material foi recolhido pela Eco050 e, depois de vistoriado pelo órgão ambiental, será descartado de forma adequada.

 

(G1 TRIÂNGULO E ALTO PARANAÍBA, 2020). G1 TRIÂNGULO E ALTO PARANAÍBA. Descartes irregulares de defensivos agrícolas são registrados em Uberaba. In.: G1 Triângulo e Alto Paranaíba. Disponível em: . Acesso em: 22 abr. 2021.

 

Texto 2

Cada vez mais há um aumento da preocupação em relação às questões de saúde humana, como a ocorrência de problemas de saúde na família devido ao uso de defensivos agrícolas. O aumento da consciência ambiental por parte dos produtores rurais é mais um reflexo do aumento dessa preocupação humana.

 

LADEIRA, Wagner Junior; MAEHLER, Alisson Eduardo; NASCIMENTO, Luís Felipe Machado do. Logística Reversa de defensivos agrícolas: fatores que influenciam na consciência ambiental de agricultores gaúchos e mineiros. Disponível em: . Acesso em: 23 abr. 2021.

 

Considerando o contexto da identificação de riscos decorrentes dos descartes irregulares dos defensivos agrícolas e os textos apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. A destinação irregular e incorreta pode comprometer a qualidade do solo, água e ar. O risco de descarte inadequado deve ser previsto no plano de gerenciamento de risco, como também devem ser previstos seus impactos potenciais.

 

PORQUE

 

II. É necessário organizar o plano de contenção, por meio de ações ou procedimentos com o objetivo de diminuir as chances de um ou mais fatores de risco virem a assumir grandes proporções ou impactos severos.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.




  • As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

  • As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

  • As asserções I e II são falsas.

  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.