FORMAÇÃO GERAL XXIV


O compromisso com a construção da cidadania pede, necessariamente, uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Nessa perspectiva é que foram incorporadas como temas transversais as questões de ética, da pluralidade cultural, do meio ambiente, da saúde e da orientação sexual. Amplos o bastante para traduzir preocupações da sociedade brasileira de hoje, os temas transversais correspondem a questões importantes, urgentes e presentes de várias formas na vida cotidiana. O desafio que se apresenta às escolas é o de abrirem-se para o seu debate.

 

(BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais: ética. Brasília: MEC/SEF, 1997 – com adaptações)

 

O texto acima ressalta a importância de a escola planejar seu trabalho e o professor preparar aulas com o objetivo de desenvolver:

 

I. a consciência de que o exercício da cidadania ocorre nos limites da condição socioeconômica de pessoas e grupos.

II. o pensamento de que a democracia e a participação democrática encontram-se reduzidas ao direito do voto.

III. a capacidade de buscar soluções e alternativas para questões da vida coletiva, posicionando-se e respeitando opiniões divergentes.

IV. a capacidade de participar da sociedade, de forma efetiva, realizando ações que visem

à superação da desigualdade social.

 

É correto o que se afirma em:




  • I e III.

  • III e IV.

  • II e IV.

  • I e II.

  • II, apenas.