FORMAÇÃO GERAL XXIV


Leia os textos abaixo para responder ao que se pede.

 

TEXTO 1

Fonte: Disponível em: . Acesso em 16 de abr. 2021.

 

TEXTO 2

A participação social na velhice já é marcante na legislação brasileira desde a Constituição de 1988, que trata, no Capítulo II, da Seguridade Social, artigo 194, que essa organização deve-se basear no "caráter democrático e descentralizado da gestão administrativa, com a participação da comunidade, em especial de trabalhadores, empresários e aposentados". [...]

 

No entanto, ainda assim existe um abismo entre a lei e a realidade dos idosos no Brasil, considerando que a sociedade só será ética quando reconhecer o potencial desses seus membros, quando lutar para que o direito os reconheça como cidadãos e, finalmente, quando todos eles tiverem sua cidadania reconhecida e garantida. Só assim estará conquistado o nosso próprio espaço no futuro e resguardado a nós mesmos um envelhecimento digno.

 

ANDRADE, Luana Machado et al. Políticas públicas para pessoas idosas no Brasil: uma revisão integrativa. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n. 12, p. 3543-3552, dez. 2013.

 

O preconceito contra os idosos se manifesta de forma bastante comum em nossa sociedade. Algumas concepções sobre o envelhecimento e as políticas públicas influenciam tal postura.

 

Considerando a charge e as informações apresentadas no texto verbal, avalie as afirmações a seguir.

 

I. A sociedade brasileira atribui uma ideia positiva à velhice, tendo em vista o crescimento da taxa de envelhecimento no país.

II. A velhice ainda é despolitizada, assim é necessário buscar caminhos para assegurar direitos e conquistar um novo lugar na sociedade.

III. A sociedade capitalista necessita da produtividade e o aposentado é, por vezes, visto como um ser improlífero e inativo.

IV. A seguridade social, por meio de políticas públicas, deve garantir os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência ao idoso.

 

É correto o que se afirma em




  • III e IV, apenas.

  • I e IV, apenas.

  • II, III e IV, apenas.

  • I e II, apenas.

  • I, II e III, apenas.