Estudamos em nossa disciplina que as características qualitativas da informação contábil-financeira útil identificam os tipos de informação que muito provavelmente são reputadas como as mais úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e em potencial, para tomada de decisões acerca da entidade que reporta com base na informação contida nos seus relatórios contábil-financeiros.
Sobre as características qualitativas da informação contábil, assinale a alternativa INCORRETA.
As características qualitativas da informação contábil-financeira útil, discutidas neste capítulo, identificam os tipos de informação que muito provavelmente são reputadas como as mais úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e em potencial, para tomada de decisões acerca da entidade que reporta com base na informação contida nos seus relatórios contábil-financeiros.
As características qualitativas da informação contábil-financeira dividem-se em características qualitativas fundamentais e de melhoria.
Para que a informação contábil seja útil, ela precisa ser relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. Tal utilidade da informação contábil é melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível.
A Resolução CFC nº 1.374/11 remete o termo informações úteis, as quais são remetidas àquelas mais utilizadas para as tomadas de decisões por conta dos usuários externos.
Exemplos de características qualitativas fundamentais são relevância, materialidade, representação fidedigna e compreensibilidade.