METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA
Você estudou que “as palavras em si não bastam ao texto, mas sim suas relações com os vários sentidos, sejam eles intertexto ou extratexto. O livro didático de Literatura deve primar, portanto, pelo exercício de liberdade, uma ação que faz do leitor, do aluno um ser pensante, livre de preconceitos e marcado pela atitude crítica [...]”. (BORGES, 2011, P. 189).
1. É crucial que o professor de literatura, por meio de suas intervenções, possibilite ao aluno compreender o texto, articulando o seu conhecimento de mundo à leitura.
2. Como a Literatura oportuniza ao educando a vivência de sentimentos, é crucial que o professor tenha sensibilidade e bom-senso ao mediar os diálogos e debates acerca das temáticas.
3. Possibilitar aos educandos levantar hipóteses acerca dos subentendidos, inferindo possíveis sentidos para o texto literário, de forma interativa com os colegas, é uma estratégia didática que desenvolve a criticidade.
4. O livro didático de Literatura é muito importante no processo ensino-aprendizagem, entretanto ele é escolhido pelo professor. Faz-se necessário que este profissional saiba avaliar este livro, de acordo com a concepção de educação que adota.
Estão corretas as informações contidas em: