FORMAÇÃO GERAL XXIII
Com base no texto disponibilizada na sala de aula da Formação Geral, podemos entender que em uma cidade inteligente é um tipo de município o qual, internamente, são disponibilizados sensores e dispositivos conectados à internet e outras tecnologias destinados a coletar dados em tempo real sobre diversos aspectos da cidade e prestar informações úteis aos cidadãos.
Sobre aplicações de tecnologias nas cidades, leia as assertivas a seguir e marque “V” para as que tenham um exemplo de prática tecnológica para tornar a cidade inteligente; e “F” para as que o exemplo não se trata de uma aplicação inteligente, de acordo com o conceito de Cidades Inteligentes.
( ) Sistemas de transporte que monitoram o tráfego em tempo real e ajustam as rotas dos ônibus e trens para evitar congestionamentos e atrasos.
( ) Iluminação pública que se adapta ao fluxo de pedestres e veículos, economizando energia.
( ) Sistemas de gerenciamento de resíduos que utilizam sensores para monitorar o nível de lixo em contêineres e otimizam a coleta.
( ) Monitoramento da qualidade do ar para alertar os cidadãos sobre possíveis riscos à saúde pública;
( ) Sistemas de segurança pública que utilizam câmeras e sensores para detectar atividades suspeitas e melhorar a resposta em caso de emergências.
( ) Sistema de planejamento de gestão que prioriza o desenvolvimento econômico em detrimento do bem-estar da população, com vistas ao enriquecimento do município
Marque a alternativa que contém a sequência correta de “V” e F”.