ZOOLOGIA


Os Cyclostomata (do grego cyklos, circular + stoma, boca) compreendem as lampreias (cf. figura) e as feiticeiras, são as únicas entre os Craniata atuais que carecem de maxilas e, atualmente, ocupam uma posição importante no estudo da evolução dos vertebrados. Seus parentes mais próximos são os antigos ostracodermos do Siluriano e do Devoniano, há 400 milhões de anos, na era Paleozoica.

 

 

Considerando o texto acima e as características morfofisiológicas dos ciclóstomos, analise as afirmativas a seguir.

 

I)   Lampreias e feiticeiras são animais alongados, sem escamas e mucosos, não possuindo tecidos duros internos. São necrófagos e parasitas, e apresentam especializações para tais funções.

II)  As lampreias nadam impelidas por movimentos ondulatórios do corpo; no entanto, durante grande parte de sua vida são transportados pelos peixes de que são parasitas.

III) Embora desprovida de mandíbulas, a lampreia devora carne sem dificuldade. A sua boca, semelhante a uma ventosa, apresenta numerosos dentes curtos que lhe permitem fixar-se aos peixes, tornando-se, então, extremamente difícil desalojá-la de sua presa.

IV)  A respiração nos ciclóstomos é branquial. Há sete pares de brânquias situadas no interior de bolsas ou câmaras branquiais, entre o tubo respiratório e a parede do corpo.

 

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:




  • I e IV, apenas

  • III, apenas

  • II, III e IV, apenas

  • I, II e III, apenas

  • I, II, III e IV