GEOLOGIA APLICADA À ENGENHARIA


As rochas ígneas ou magmáticas são geradas no interior da Terra, no manto ou crosta terrestre e podem, de maneira geral, ser classificadas sob dois critérios: texturais e mineralógicos.

 

A partir do enunciado, assinale V para o que for Verdadeiro e F para o que for Falso.

(   ) Os critério de análise textural é especialmente útil na identificação do ambiente onde a rocha se cristalizou, uma vez que as lavas de um vulcão solidificam-se rapidamente na superfície terrestre e, portanto, desenvolvem texturas onde há presença frequente de vidro e proporção variada de cristais, ou então revelam o movimento das lavas na superfície.

(   ) As texturas das rochas ígneas são características de rochas que se solidificaram a partir de um magma quente que extravasou na superfície, constituindo um grupo de rochas denominadas efusivas ou vulcânicas.

(   ) As rochas ígneas que se cristalizam em profundidade perdem calor de forma muito lenta e desenvolvem cristais bem formados, normalmente de grandes dimensões e são chamadas de rochas plutônicas.

(   ) Existem rochas que foram geradas em profundidade e se cristalizaram em ambientes mais rasos sem, entretanto, extravasam na superfície terrestre, sendo chamadas de hipoabissais.

(   ) Nas rochas efusivas, as estruturas refletem as principais características da consolidação dos sedimentos, por diagênese, dadas por um rápido resfriamento, escape de gases e movimentação.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:




  • V, F, F, F, V.

  • V, F, V, F, V.

  • V, V, V, V, F.

  • F, V, V, V, V.

  • F, V, V, V, F.