SERVIÇO SOCIAL, FORMAÇÃO E TRABALHO


Indique o significado de Exército Industrial de Reserva, a partir dos nossos estudos do capítulo 3 - A questão social como produto do capital e objeto do trabalho profissional do assistente social.  

 

 

Analise as afirmativas.

 

 

I. Trata-se da parte considerável de trabalhadores desempregados ou subempregados (informalidade), que estão postos á margem do trabalho formal (direitos trabalhistas assegurados).

II. Referem-se aqueles que, devido à situação social na qual se encontram, estão prontos a serem requeridos pelo sistema capitalista de produção, funcionando como um exército que pressiona os salários para baixo e que auxilia na desregulamentação do trabalho formal.

III. Pode ser chamado também de lumpém proletariado, ou lumpesinato, ou ainda subproletariado, trata-se da população situada socialmente abaixo do proletariado, do ponto de vista das condições de vida e de trabalho, formada por frações miseráveis, não organizadas do proletariado, não apenas destituídas de recursos econômicos, mas também desprovidas de consciência política e de classe.

 

 

Assinale a alternativa correta.

 

 




  • I e II, apenas.

  • II, apenas.

  • I, II e III.

  • II e III, apenas.

  • I, apenas.