HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL
De acordo com seus estudos no Capítulo 6 - O processo de reconceituação do Serviço Social na América Latina e no Brasil e seus rebatimentos no exercício profissional. Sabe-se que o poder exercido pelo governo militar perante a sociedade civil por meio de seus decretos, desmandos e autoritarismo, repercutiu decisivamente na construção do movimento de ruptura, ou seja, o intento de implantar um novo modelo de ação profissional e a busca por uma nova ordem social. Ainda sobre o panorama da repressão militar, faz-se necessário elucidar a visão que o Estado tinha da classe trabalhadora que, foi considerada:
Analise as afirmativas.
“[...] incompetente para gerir a nação e potencialmente perigosa, pois sua pobreza, ignorância e analfabetismo a tornavam presa fácil de ideias ‘subversivas’ e ‘revolucionárias’ “ (GUIMARÃES, 1997, p. 14).
“[...] competente para gerir a nação e potencialmente desenvolvida, pois sua pobreza, cultura e analfabetismo a tornavam objeto de ideias ‘comunistas’ e ‘revolucionárias’ “ (GUIMARÃES, 1997, p. 14).
“[...] incompetente para gerir a comunidade e potencialmente promissora, pois sua cultura a tornavam propensa para cultivar ideologias libertárias e revolucionárias“ (GUIMARÃES, 1997, p. 14).
Assinale a alternativa correta.