FORMAÇÃO GERAL XXII


Considerando visão etnocêntrica, construída socialmente ao longo dos tempos, reflita sobre o trecho seguinte:

 

O sujeito migrante recebe a mesma referência identitária da pessoa sem-teto, dos racialmente oprimidos, dos economicamente deserdados, da mulher vítima de violência, do sujeito colonial, a partir de determinadas condições enraizadas no processo social, condições de ordem material, discursiva, psicológicas, entre outras. (O direito à cidade dos refugiados, refugiadas e imigrantes em Curitiba-Paraná. Corumbá/MS: Revista GeoPantanal, UFMS, N. 32, 77-89, jan./jun. 2022)

 

Sabendo disso, assinale V para as afirmativas verdadeiras e com F para as afirmativas falsas:

 

(  ) O racismo, a discriminação racial, o colonialismo e o apartheid continuam causando estragos no mundo sob formas sempre renovadas. 

(  ) O indivíduo "forasteiro" acaba por nâo se adaptar socialmente, criando situações problemáticas junto à comunidade que o acolheu; isso explica a segregação sofrida.

(  ) No Brasil, as estruturas de poder se mantêm, o que provoca enormes desigualdades sociais, afetando o desenvolvimento do país. 

(  ) Estruturas que se prolongam no tempo por meio de mecanismos de concentração e conservação do poder, separando uma pequena minoria que dela se beneficia, de uma grande maioria desfavorecida de proteção.

 

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:




  • V; V; V; V.

  •  F; F; V; V.

  • V; F; V; V.

  • V; F; V; F.

  • V; V; V; F.