FORMAÇÃO GERAL XXII


Considerando a legislação migratória brasileira dos últimos anos como resultado de uma nova disposição social para o assunto, reflita sobre o trecho seguinte:

 

O novo debate sobre direitos humanos ocorrido, no contexto do processo de redemocratização do país e da América Latina, tem favorecido um entendimento diferente, com outro tipo de interpretação do fenômeno migratório. Neste sentido, o fenômeno recente das migrações vem recebendo diferentes tipos de interpretação, mais abertos e plurais. (O direito à cidade dos refugiados, refugiadas e imigrantes em Curitiba-Paraná. Corumbá/MS: Revista GeoPantanal, UFMS, N. 32, 77-89, jan./jun. 2022)

 

Dito isso, assinale V para as afirmativas verdadeiras e com F para as afirmativas falsas.

 

(  ) Ao considerar as diferentes experiências do (a)s migrantes no processo de inserção social, em especial no caso do Brasil, nota-se, ainda, a existência de entraves jurídico-culturais.

(  )  Ao considerar as diferentes experiências do (a)s migrantes no processo de inserção social, em especial no caso do Brasil, já nota-se o quão bem preparado o Estado brasileiro está para o serviço de acolhimento e encaminhamento social das famílias que aqui chegam.

(  )  Ao considerar as diferentes experiências do (a)s migrantes no processo de inserção social, em especial no caso do Brasil, nota-se, ainda, sérios problemas de ordem socioeconômica decorrentes de aspectos estruturais que merecem ser identificados e analisados de forma cuidadosa.

(  )  Ao considerar as diferentes experiências do (a)s migrantes no processo de inserção social, em especial no caso do Brasil, já nota-se a facilidade que tipifica esses processos de aculturação e inclusão do contingente imigrante no cotidiano nacional.

 

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:




  • F; F; F; F.

  • V; F; V; F.

  • V; V; V; V.

  • F; F; V; V.

  • V; V; V; F.