FORMAÇÃO GERAL XXII


Considerando as dinâmicas mais amplas dos atuais processos migratórios na globalização, reflita sobre o trecho seguinte:

 

As transformações geradas pela globalização têm tido um grande impacto sobre os fluxos migratórios. As relações com a economia global aprofundam as assimetrias promovendo desigualdades crescentes entre os países. Com o neoliberalismo, apoiado em sua crença de que o mercado resolve os problemas das sociedades, assiste-se a desregulamentação dos contratos e acordos políticos de defesa das condições de seguridade e proteção social aos trabalhadores, decorrendo dessa nova orientação política uma alteração nas relações de trabalho, obrigando a uma maior mobilidade de trabalhadores no espaço internacional. (O direito à cidade dos refugiados, refugiadas e imigrantes em Curitiba-Paraná. Corumbá/MS: Revista GeoPantanal, UFMS, N. 32, 77-89, jan./jun. 2022)

 

Sendo assim, considere os três tipos de condições sociais que facilitam a decisão de migrar e induzem os indivíduos a tomar tal decisão. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

 

(  ) Um primeiro conjunto de condições estruturais amplas tem a ver com as  formas coloniais antigas e mais recentes e os tipos específicos de conexões criados pelas formas atuais de globalização econômica. 

( ) Um segundo conjunto de condições envolve o recrutamento direto de trabalhadores imigrantes por empregadores, por governos em nome dos empregadores ou pela rede de imigrantes. 

(  ) Um terceiro e último conjunto de condições envolve a exportação e o tráfico organizados, cada vez mais ilegais, de homens, mulheres e crianças. 

(  ) Um segundo conjunto de condições envolve as condições sempre favoráveis de oportunidades e próspero desenvolvimento socioeconômico que abundam no sistema capitalista sob a égide das práticas neoliberais.

 

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:




  • V; F; V; F.

  • F; F; V; V.

  • V; V; V; F.

  • V; V; V; V.

  • F; F; F; F.