FORMAÇÃO GERAL XXII


Considerando as ocorrências de violências raciais e xenofóbicas no Brasil, reflita sobre o relato seguinte:

 

“Eu falava pra eles: ‘Você é meu irmão. Sou humano igual a você, criado pelo mesmo Deus’. Mas me bateram, bateram e ninguém separou” (Maurice*, migrante haitiano de 26 anos, morador de Curitiba). (O direito à cidade dos refugiados, refugiadas e imigrantes em Curitiba-Paraná. Corumbá/MS: Revista GeoPantanal, UFMS, N. 32, 77-89, jan./jun. 2022)

 

Dito disso, assinale V para as afirmativas verdadeiras e com F para as afirmativas falsas:

 

(  ) As agressões têm ocorrido única e exclusivamente em razão da raça e etnia. Eles e elas sofrem duplo preconceito por serem imigrantes e negros. No caso das mulheres, o preconceito é triplo, em razão do gênero.

(  ) No tocante ao racismo estrutural, que é algo que está de algum modo, preso às estruturas de poder de nossa sociedade, pode-se citar o exemplo do preconceito praticado por parte de cidadãos da classe média brasileira em face de pessoas pertencentes a classes subalternas, alvo de discriminação.

(  ) Os temas da intolerância ao diferente, discriminações raciais e étnicas, as violações aos direitos humanos são agravadas pelas assimetrias existentes entre as diversas nações de acordo ao pensamento decolonial.

(  ) os relatos permitem constatar que os problemas decorrentes dos obstáculos enfrentados pelos refugiados, refugiadas e migrantes no processo de inserção social se apresentam como desafio para o Estado e sociedade em termos de propostas de políticas públicas migratórias e de um programa educacional voltado à defesa e garantia dos direitos humanos.

 

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:




  • F; F; V; V.

  • V; V; V; V.

  • V; V; V; F.

  • V; F; V; V.

  • V; F; V; F.