GESTÃO DOS TRANSPORTES E DA ARMAZENAGEM


Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre a crise nos transportes de carga do Brasil.

 

O escoamento de carga refere-se ao transporte de mercadoria desde o seu local de origem até o destino final. No Brasil, diversos problemas são identificados quando o assunto é o escoamento de cargas. A este respeito, marque a resposta correta:

 




  • O maior porto para o escoamento de mercadorias de exportação no Brasil é o de Tubarão, localizado no Espirito Santo.

  • Os problemas enfrentados pela importação e exportação via portos marítimos é um dos gargalos para o escoamento de cargas no Brasil. É necessário aumentar os canais dos portos para que os navios se aproximem mais e possam carregar mais peso.

  • A exportação de cargas pelos portos do Brasil ainda é um dos meios mais eficientes para o destino de uma mercadoria, sendo que o abastecimento e liberação dos contêineres leva cerca de 3 dias.

  • O Brasil possui uma quantidade reduzida de portos secos, número que atualmente não ultrapassa 20. Este é um dos gargalos do escoamento de cargas no país.

  • Um dos grandes problemas enfrentados pelo Brasil é a falta de um órgão fiscalizador de cargas exportadas, o que acaba por favorecer o contrabando de mercadorias sem o recolhimento do devido imposto.