GESTÃO DOS TRANSPORTES E DA ARMAZENAGEM


Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre gestão de estoques e armazenagem.

 

A falta de controle de estoque pode trazer vários problemas à empresa, incluindo a insatisfação do cliente, já que pode ser motivo de atrasos ou entrega incorreta de produtos. A codificação e endereçamento de produtos, bem como a elaboração de inventários, são ferramentas que auxiliam na organização do estoque. Sobre estes assuntos, julgue as assertivas em (V) para verdadeiro e (F) para falso:

 

(           ) Na codificação de um produto, informações importantes sobre ele podem ser armazenadas e disponibilizadas por meio de acesso a um código. Este código pode ser composto por caracteres alfabéticos, alfanuméricos ou numéricos e ser representado graficamente por códigos de barras, neste caso, lidos por meio de scanners.

(           ) O Brasil utiliza o código EAN (European Article Numbering) para codificar produtos. Tal código, que pode ser de diferentes tipos, pode identificar o país de origem, o fabricante, além de conter informações sobre o produto.   

(           ) A etiqueta inteligente (ePC) possui um chip emissor de radiofrequência, que é captado por um equipamento RFID. Apesar de ser uma tecnologia nova no mercado, a ePC não é tão eficiente no armazenamento e disponibilização de informações do produto quanto os códigos de barra convencionais.

(           ) A elaboração de inventários envolve a identificação, classificação e contagem dos itens estocados, além da comparação desta contagem com o que está registrado no sistema.

(           ) Os inventários podem ser físicos periódicos, quando feitos várias vezes ao longo do ano, ou rotativos, quando feitos no fim do exercício fiscal.

(           ) A partir da elaboração de inventários é possível identificar as perdas de mercadorias, sobras, excessos e ausências de produtos no estoque, além de permitir a comparação da quantidade de produtos físicos àquela que está registrada no sistema.

 

Após julgar as assertivas, marque a alternativa que apresenta a sequência correta de preenchimento das lacunas:

 




  • V, V, V, V, F, V.

  • F, F, F, V, V, V.

  • V, V, F, V, F, V.

  • F, V, F, V, F, V.

  • V, F, F, V, F, V.