METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA


É importante que o educador tenha conhecimento das várias abordagens e métodos que nortearam o processo de ensino-aprendizagem, para que possa assumir uma postura equilibrada, embasada em princípios estabelecidos e coerentes. Um dos fatores essenciais à boa conduta desse processo da língua estrangeira é a preparação da aula. Assim, de acordo com seus estudos metodológicos, ao planejar suas aulas, o professor:




  • Não deve se preocupar em dosar a aplicação das atividades e o tempo gasto na realização das mesmas, pois os interesses dos aprendizes são diferentes.

  • Deve preparar mais atividades que o necessário e, selecionar, previamente, conteúdos que possam ser sacrificados, dosando estas atividades e envolvendo todos os alunos na realização das mesmas.

  • Deve apenas dominar o idioma. O preparo pedagógico não é tão importante para que ele atenda às necessidades de seu educando, sobretudo aquele da educação básica.

  • Deve ter critérios na escolha do livro didático, pois ele é muito relevante, sendo a garantia da aprendizagem do aluno.

  • Não deve fazer uso de três fontes: gravuras, histórias e jogos, porque prêmios e pequenas recompensas não ajudam na motivação e interesse dos alunos no aprendizado; é mais uma maneira do professor “enrolar” a aula sem planejamento.