INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS


Marlies Danziger e W. Stacy Johnson, na introdução ao capítulo “O julgamento da literatura”, fazem referência às muitas maneiras diferentes de avaliar a literatura e afirmam que existe considerável discordância entre os críticos do passado e do presente sobre que critérios ou princípios de julgamento adotar. Observam também que quase invariavelmente, a escolha de critérios depende da concepção básica de literatura que cada um adote.

 

Com base nas ideias apresentadas por Marlies Danziger e W. Stacy Johnson  e em seus estudos, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

 

(1)          Critério de Verdade

(2)          Critérios de prazer e instrução

(3)          Critérios de originalidade e sinceridade

(4)          Critérios de complexidade, coerência e economia

 

(  ) todos somos propensos a julgar uma peça, romance ou poema pelo grau de prazer que nos proporciona ou pelos ensinamentos, morais ou intelectuais, que nos transmitem.

( ) quando aplicado à obra literária, pode ser entendido de várias maneiras diferentes, sendo um deles o que pode significar fidelidade à vida, restringindo-se às nossas experiências comuns.

( ) refere-se à estrutura da obra literária, ao passo que quando utilizamos os outros critérios, os chamados critérios extrínsecos, nossa atenção se volta para outros fatores: o mundo exterior à obra literária, que ela, de alguma forma, imita ou representa, o escritor que a produz ou o leitor que reage a ela. Interessamo-nos pelas qualidadesintrínsecas e não pelos fatores extrínsecos.

(  ) deve-se valorizar a obra pela novidade ou originalidade que ela apresenta, bem como se deve avaliar uma obra, um poema, por exemplo, pelo grau de sinceridade que ele apresenta.

 

Marque a sequência CORRETA:




  • 1 2 3 4

  • 3 1 2 4

  • 2 4 1 3

  • 2 1 4 3

  • 4 3 2 1