INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS


A atual crise no campo dos estudos literários é, em suas raízes, uma crise da definição da própria matéria. (Terry Eagleton)

 

 A epígrafe descrita anteriormente nos mostra a dificuldade de se chegar a uma definição de literatura. Com base em seus estudos sobre a noção de literatura, analise as afirmações que seguem:

 

      I.        O fato de nos depararmos com duas definições de literatura prova que o domínio da literatura não é uno, não é homogêneo, mas que o domínio que inclui instâncias de natureza diferente, que são os gêneros, o que faz com que ela só possa ser considerada como uma entidade funcional, nunca como uma entidade estrutural.

    II.        Para que uma entidade possa ser considerada “estrutural” é preciso que ela constitua um domínio homogêno, ou seja, todas as instâncias que assumem uma mesma função, ou seja, que estão incluídas nessa entidade, têm de possuir uma natureza comum e apresentar as mesmas propriedades. Do contrário, ela não será uma entidade estrutural e não poderá, portanto, ser definida. Será, quando muito, uma entidade funcional.

   III.        Um conceito que pretendesse englobar todos os aspectos julgados relevantes nos textos literários, acabaria por negar-se enquanto conceito, porque lhe faltaria a necessária homogeneidade (ou coerência).

  IV.        O que inviabiliza toda e qualquer tentativa de definição da literatura, não é outra coisa senão o caráter heterogêneo deste domínio. É esta heterogeneidade que nos impede de descobrir um denominador comum a todas as produções literárias. Na medida em que as características do que se considera como literatura relevam de instâncias ou gêneros diferentes, não há como estabelecer um conceito incontroverso de literatura.

   V.        A existência de uma entidade “funcional” literatura não implica, necessariamente, a existência de uma entidade “estrutural”. São coisas completamente diferentes. Estas duas noções devem ser rigorosamente distinguidas, como acentua Todorov. (s/d, p. 12). A uma entidade funcional não corresponde forçosamente uma entidade estrutural. Este é o caso da literatura.

 

São CORRETAS as afirmações contidas em:




  • III, IV, V, apenas.

  • I, II, III, IV, V.

  • I, II, IV, V, apenas.

  • II, III, IV, V, apenas.

  • I, II, V, apenas.