ÁLGEBRA MODERNA I


As relações binárias são basicamente relações entre os elementos de dois conjuntos que seguem uma propriedade. Para entendermos completamente esse conceito precisamos nos familiarizar rapidamente com o conceito de par ordenado, plano cartesiano e produto cartesiano.

Reflexiva: A relação R é dita reflexiva se todo elemento do domínio se relaciona com ele mesmo na imagem, ou seja, para todo a ∈ A, (a, a) ∈ R. 

 Simétrica: Dizemos que R é simétrica se dado que (a, b) se R há a implicação que (b, a) ∈ R. 

 Transitiva: Se (a, b), (b, c) ∈ R ⇒ (a,c) ∈ R dizemos que R é transitiva.

Agora verifique as relações a seguir e assinale a alternativa correta, tendo como R= {a, b, c ,d}:

R1={(a, b), (a, d), (b, b), (b, a), (c, a), (c,b)}

R2= {(a, a), (a,b), (b, a), (c, d), (d, c)}

R3= {(a, a), (a,b), (b, b), (b,c), (b,d), (c, c), (d, d)}.




  • R1 possui apenas a propriedade transitiva, R2 possui apenas a propriedade simétrica e R3 possui apenas a propriedade reflexiva.

  • R2 possui apenas a propriedade transitiva, R1 possui apenas a propriedade simétrica e R3 possui apenas a propriedade reflexiva.

  • R2 possui apenas a propriedade transitiva, R3 possui apenas a propriedade simétrica e R1 possui apenas a propriedade reflexiva.

  • R3 possui apenas a propriedade transitiva, R2 possui apenas a propriedade simétrica e R1 possui apenas a propriedade reflexiva.

  • R1 possui apenas a propriedade transitiva, R2 possui apenas a propriedade simétrica e R3 possui as propriedades reflexiva e simétrica.