ÁLGEBRA MODERNA I


Até meados do século XIX a Álgebra era compreendida como:

 [...] aquela parte da matemática que se ocupava de estudar as operações entre números e, principalmente, da resolução de equações. Nesse sentido, pode-se dizer que esta ciência é tão antiga quanto a própria história da humanidade, se levamos em conta que esta última se inicia a partir da descoberta da escrita (MILIES 2004).

As primeiras perspectivas da Álgebra como conhecemos atualmente foram desenvolvidas pelos gregos, ao se preocuparem em generalizar suas afirmações por meio de provas.

A perspectiva proposta por Viète possibilitou um maior grau de generalização. A álgebra também pode ser classificada segundo os métodos para encontrar a solução de equações.

Com relação à Álgebra na concepção processológica pode ser definida como:




  • um conhecimento Matemático é construído através de interações do ser aprendente com o meio ou com os recursos abordados para que ele aconteça.

  •  linguagem própria e concisa, porém sem espaço para elementos como criatividade.

  • uma linguagem particular criada somente com o objetivo de expressar corretamente os procedimentos específicos. 

  • um conjunto de procedimentos (técnicas, artifícios, processos e métodos) específicos para abordar certos tipos de problemas. Esses procedimentos específicos consistem em técnicas algorítmicas ou processos iterativos que se aplicam a problemas ou conjunto de problemas, cuja resolução se baseia no segmento de uma seqüência padronizada de passos.

  • uma repetição e memorização de algoritmos ensinados pelo professor, por meio de informações mecânicas e teóricas.