Até meados do século XIX a Álgebra era compreendida como:
[...] aquela parte da matemática que se ocupava de estudar as operações entre números e, principalmente, da resolução de equações. Nesse sentido, pode-se dizer que esta ciência é tão antiga quanto a própria história da humanidade, se levamos em conta que esta última se inicia a partir da descoberta da escrita (MILIES 2004).
As primeiras perspectivas da Álgebra como conhecemos atualmente foram desenvolvidas pelos gregos, ao se preocuparem em generalizar suas afirmações por meio de provas.
Outra maneira de caracterizarmos a Álgebra é por meio da evolução da linguagem e notação algébrica. Os estágios nesse caso são denominados: Álgebra Retórica ou Verbal, Álgebra Sincopada e Álgebra Simbólica.
Portanto, é verdadeiro o que se expressa em:
A álgebra retórica é aquela em que os argumentos da resolução de um problema são escritos em prosa pura, sem abreviações ou símbolos específicos. A álgebra sincopada em que se adotam abreviações para algumas das quantidades e operações que se repetem mais freqüentemente. Finalmente chega-se ao último estágio, o da álgebra simbólica, em que as resoluções se expressam numa espécie de taquigrafia matemática formada de símbolos que aparentemente nada têm haver com os entes que representam.
A álgebra simbólica é aquela em que os argumentos da resolução de um problema são escritos em prosa pura, sem abreviações ou símbolos específicos. A álgebra retórica em que se adotam abreviações para algumas das quantidades e operações que se repetem mais freqüentemente. Finalmente chega-se ao último estágio, o da álgebra sincopada, em que as resoluções se expressam numa espécie de taquigrafia matemática formada de símbolos que aparentemente nada têm haver com os entes que representam.
A álgebra sincopada é aquela em que os argumentos da resolução de um problema são escritos em prosa pura, sem abreviações ou símbolos específicos. A álgebra retórica em que se adotam abreviações para algumas das quantidades e operações que se repetem mais freqüentemente. Finalmente chega-se ao último estágio, o da álgebra simbólica, em que as resoluções se expressam numa espécie de taquigrafia matemática formada de símbolos que aparentemente nada têm haver com os entes que representam.
A álgebra simbólica é aquela em que os argumentos da resolução de um problema são escritos em prosa pura, sem abreviações ou símbolos específicos. A álgebra sincopada em que se adotam abreviações para algumas das quantidades e operações que se repetem mais freqüentemente. Finalmente chega-se ao último estágio, o da álgebra retórica, em que as resoluções se expressam numa espécie de taquigrafia matemática formada de símbolos que aparentemente nada têm haver com os entes que representam.
A álgebra retórica é aquela em que os argumentos da resolução de um problema são escritos em prosa pura, sem abreviações ou símbolos específicos. A álgebra simbólica em que se adotam abreviações para algumas das quantidades e operações que se repetem mais freqüentemente. Finalmente chega-se ao último estágio, o da álgebra sincopada, em que as resoluções se expressam numa espécie de taquigrafia matemática formada de símbolos que aparentemente nada têm haver com os entes que representam.