TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS EMERGENTES


IoT – Internet of Things – ou internet das coisas, é uma nova visão para a conectividade proporcionada pela internet, em que passa a interligar não só computadores, como, também, objetos do dia a dia. (MATTERN; FLOERKEMEIER, 2010; FACCIONI FILHO, 2016b).  Resumidamente, é resultado do avanço tecnológico que vem se realizando continuamente, especialmente da miniaturização eletrônica e dos protocolos diversos de comunicação. (HINER, 2013; VERMESAN; FRIESS, 2014).

Sobre esta importante tecnologia emergente, avalie as afirmações a seguir.

I - Até que o termo “Internet das Coisas” ou simplesmente “Internet of Things (IoT), se tornasse difundido, muitas foram as denominações anotadas pelo planeta, tais como Physical Internet, Ubiquitous Computing e Ambient Intelligence.

II - Os veículos autônomos estão cada vez mais inteligentes graças à IoT. Com a tecnologia, eles podem se comunicar com o seu dispositivo móvel e trocar dados, sendo atualmente conhecidos como veículos elétricos.

III - Para que uma infinidade de possibilidades possa ser efetivamente utilizada, importa que a largura da banda de transmissão da internet, permita o controle dos objetos (equipamentos na internet conectados), o que ganha bastante vantagem com advento da tecnologia 5G.
É correto o que se afirma em:




  • I, apenas.

  • I e III, apenas.

  • I, II e III.

  • III, apenas.

  • II e III, apenas.