TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS EMERGENTES


O pesquisador na área de tecnologia Silvio Meira define as “coisas” no sentido da internet das coisas, como dispositivos que possuem, simultaneamente, capacidades de computação, comunicação e controle. Essa associação torna possível, que aparelhos sejam comandados via internet.

Um exemplo, já bastante conhecido, são as “lâmpadas inteligentes” que permite ao usuário programar – a distância - cenários de iluminação com variadas cores e intensidades, ou para apagar e acender em horários pré-determinados. Mas as possibilidades vão muito além de aplicações domésticas e

Junto com a evolução tecnológica nascem oportunidades e desafios.

Considerando este contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Com as novas possibilidades de aplicações surge, como, por exemplo: Cidades inteligentes (smart cities); Casas inteligentes (smart home); Saúde (smart healthcare); Indústria 4.0 (comandada à distância).

PORQUE

II. Os principais desafios encontram-se em fase avançada de desenvolvimento no Brasil, tais como Regulamentação (Leis para o uso), Segurança (no uso de tais equipamentos, sobretudo no risco de invasão e mau uso) e Padronização (protocolos de comunicação simples e comuns aos equipamentos).

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 




  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

  • As asserções I e II são proposições falsas.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.