GESTÃO DE PROJETOS


Segundo o PMBOK, a equipe de gerência do projeto deve também estar atenta ao fato de que a gerência moderna da qualidade complementa a moderna gerência do projeto, sobre os seguintes pontos:


I - Satisfação do cliente - entender, gerenciar e influenciar necessidades de forma que as expectativas do cliente sejam satisfeitas ou excedidas.

II - Prevenção ao invés de inspeção - o custo destinado a evitar erros é sempre muito menor que o custo para corrigi-los.

III - Processos dentro de fases – o ciclo repetitivo de planejar, fazer, checar e agir (plan-do-check-act - PDCA) descrito por Deming.

IV - Responsabilidade da gerência - o sucesso exige a participação de todos os membros da equipe, mas permanece a responsabilidade da gerência em fornecer os recursos necessários para se ter êxito. 


Analisando cada uma destas afirmações, é correto dizer que:




  • As afirmações I, II, III e IV são falsas, pois considera-se que as iniciativas de melhoria da qualidade desenvolvidas pela organização executora (por exemplo, Gerência da Qualidade Total – TQM – Total Quality Management, Melhorias Contínuas e outras) podem melhorar reduzir a gerência do projeto quanto elevar a qualidade do produto do projeto.

  • As iniciativas de melhoria da qualidade desenvolvidas pela organização executora (por exemplo, Gerência da Qualidade Total – TQM – Total Quality Management, Melhorias Contínuas e outras) podem melhorar tanto a gerência do projeto quanto a qualidade do produto do projeto.

  • As iniciativas de melhoria da qualidade desenvolvidas pela organização executora (por exemplo, Gerência da Qualidade Total – TQM – Total Quality Management, Melhorias Contínuas e outras) podem melhorar reduzir a gerência do projeto quanto elevar a qualidade do produto do projeto.

  • As afirmações I, III são justificadas pela afirmação IV. Porém, a afirmação II nada pode ser considerada (falsa).

  • As iniciativas de melhoria da qualidade desenvolvidas pela organização executora (por exemplo, Gerência da Qualidade Total – TQM – Total Quality Management, Melhorias Contínuas e outras) podem ampliar tanto a gerência do projeto quanto reduzir a qualidade do produto do projeto.